30.6.11

#gastronomia: vítor sobral e outros portugueses à conquista de São Paulo

[Vítor Sobral, o chef português mais conhecido no Brasil, fotografado em Lisboa; abaixo: o livro que acabou de lançar pela editora brasileira Senac (fotos com direitos reservados)] 

Existem alguns restaurantes portugueses de referência no Brasil, mas, há anos que não há nada de realmente novo e emocionante nesse capítulo. E o fato é que a cozinha lusa, ainda que adaptada a Terras Brasilis (como português eu sinto, e até entendo, essa necessidade de adaptação a outro meio, a outros paladares), tem vindo a perder terreno para outras nessa imensa Babilônia gourmet que é, para citar o óbvio, a cidade de São Paulo.

E eis que fico sabendo, escutando ali, lendo acolá, que o chef português mais conhecido no Brasil, Vítor Sobral, prepara-se para abrir no dia 12 de Julho, nos Jardins (alameda Itú), uma filial da sua Tasca da Esquina, casa com dois anos que tem feito muito sucesso em Lisboa.

No Brasil, o termo tasca não é usado, mas é uma coisa idêntica ao boteco, com comida sem grandes frescuras e um gosto caseiro, que Sobral, com sua imensa experiência na alta gastronomia, tem sabido transformar num porto seguro para quem está cansado das "invencionices" e do experimentalismo da cozinha dita molecular, e seus sucedâneos, e quer voltar a pratos simples, com uma raiz assumidamente popular, mas bem confecionados. 

Em outras palavras, comida para o dia a dia, do velho receituário, mas revisitada por quem é deste tempo e entende da coisa. Em Lisboa, Sobral tem-se saído bem com a experiência — inaugurou faz pouco tempo a Cervejaria da Esquina, sobre a qual falo aqui — e está neste momento, ao que tudo indica, em São Paulo treinando a equipe que vai ficar na filial paulistana. Aliás, o chef acabou de lançar no Brasil seu livro "Alentejo Além-Mar", publicado pela editora Senac.

Mas há mais. Outra "tasca", sem nome ainda definido, deve abrir na zona oeste, na esquina das ruas Pinheiros e Virgílio de Carvalho Pinto, e será comandada por ex-funcionários do Antiquarius e da Brasserie Eric Jacquin. 

É esperar para ver o que trarão de novo estes dois espaços.


Post scriptum: descobri depois de escrever este post, que mais uma tasca, chamada Taberna 747, prepara-se para abrir suas portas na esquina das ruas Sampaio Vidal e Maria Carolina (Jardim Europa). A casa será comandada pelo restaurateur Ipe Moraes, da Adega Santiago.

2 comentários:

  1. Parece gostoso! O chef, mesmo! Eu pegava. :-) E nada melhor que comida do dia-a-dia assim turbinada, né?

    ResponderEliminar
  2. sempre antenado nas boas novidades de Sampa!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...