5.6.11

#comidinhas: mestiço da cairu (PA), o melhor sorvete do brasil (para mim)

[Exterior e interior da loja da Cairu na travessa 14 de Março, em Belém (fotos de divulgação)]

Dias atrás, a chef Bel Coelho, do Dui em São Paulo, não fez por menos e, para a quem quis ler nas redes sociais, vaticinou: "sorvete de pistache da Saborella, em Brasília, é o melhor do Brasil e não se fala mais nisso".

Confesso que os da Saborella ainda não conheço — assim como não provei muitos outros por esse Brasil afora —, mas já que estamos no domínio do subjetivo — porque, tirando alguns pressupostos técnicos, gosto sempre é uma coisa subjetiva, não tem jeito —, eu digo que para mim, até agora, o melhor sorvete do Brasil é o Mestiço, mistura de açaí e tapioca, da Cairu, em Belém do Pará.

Já me deliciei com os da Mil Frutas, no Rio; encantei-me com os picolés Frutos do Cerrado, em Goiás; fiquei indeciso ante a variedade de sabores e combinações possíveis na Tropical, em Fortaleza, ou na Ribeira, em Salvador (se bem que, na capital baiana, foram os sucos espessos, quase sorvetes, do Beto Pimentel que mais me ficaram na memória)... Claro, poderia ainda mencionar a Bacio di Latte ou a Vipiteno, em São Paulo, mas ai estaríamos falando de gelatos italianos e eu quero ficar-me apenas pelos sabores tipicamente brasileiros.


[O posto de venda da Cairu na Estação das Docas, também em Belém (foto D.R.)]


A Cairu já existe há quase 50 anos, fundada pelo casal Armando e Ruth Laiun, e possui vários pontos de venda na capital paraense, mas em minha primeira passagem por Belém, por motivos de pura conveniência, dividi-me entre as unidades da travessa 14 de Março, no bairro da Nazaré, e da Estação das Docas, já com os olhos postos na baía leitosa do Guajará. Após a chuva vespertina, com uma temperatura mais amena, o meu maior prazer, nos dias que passei ali em Novembro, era caminhar sem pressas pelas ruas e sempre terminar o passeio numa ou noutra Cairu, com um belo sorvete por companhia.


[São cerca de 60 sabores, com destaque para as frutas amazônicas, na Cairu (foto D.R.)]


São cerca de 60 sabores, onde marcam forte presença as frutas amazônicas. O que mais me cativou nestes sorvetes foi sua cremosidade, quase um aveludado, conseguida através da mistura das frutas frescas com leite em pó e creme de leite. Provei o outro grande clássico da casa, o Carimbó (castanha-do-pará e doce de cupuaçu), mas, sem dúvida alguma, foi a combinação de açaí e tapioca, conhecida como Mestiço, que me deixou viciado. 


[O Mestiço na versão casquinha (©joão miguel simões, todos os direitos reservados)]


Não serei o único, pois até mesmo já o prestigiado jornal The New York Times referiu-se às delícias da Cairu. Não sei quando terei a oportunidade de voltar a Belém, por isso gostei muito de descobrir, recentemente, que seus sorvetes são comercializados em filiais de Manaus, São Paulo, Rio e Brasília.


Estação das Docas, Avenida Boulevard Castilhos França, s/nº - galpão 2, Belém, todos os dias, entre as 12.00 e as 00.00 (até às 02.00 de sex. a dom. e vésperas de feriado)
Travessa 14 de Março, 1570 (esquina com a Avenida Governador José Malcher), Belém, todos os dias, entre as 09.00 e as 23.30

2 comentários:

  1. Opa, em SP também? Procurá-los-ei!

    Aqui pertinho de casa tem gelato italiano maravilhoso. Mas muito me interessam os sabores nacionais, sempre relegados a Norte/Nordeste!

    ResponderEliminar
  2. Segundo apurei, a Feira Moderna, na Vila Madalena, comercializa. Qdo for a SP tb quero confirmar. Fiquei fã da Cairu.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...