[Salão na entrada da pousada (foto PSR/Rotas) e alguns dos bangalôs onde ficam os 11 quartos (foto de JMS)] |
A praia do Espelho, eleita como uma das mais bonitas do Brasil, encontra-se num dos trechos mais desejados do litoral sul da Bahia. A viagem de carro a partir do centro de Trancoso, o vilarejo baiano que ganhou o mundo, leva cerca de uma hora e faz-se quase sempre em estrada de terra batida, mas nem mesmo essa ligeira contrariedade tem travado sua “democratização” no auge do Verão.
A crescente popularidade levou a prefeitura local a cometer alguns erros, entre eles a adoção de um modelo importado de outras bandas, que tentou substituir a calma e a sofisticação do pé descalço por um turismo massificado e de “pé de chinelo” sem modos ou compostura.
[Praia do Curuípe, a orla mais bonita do Espelho (foto de JMS) e outra perspectiva do hall (foto de Giral Fotoviveiro de Projetos)] |
Não julguem, porém, que saí do Espelho de mau humor. Nem poderia. Como ficar insensível a uma língua de areia clara, bordejada de um mar muito azul e quente domado por recifes, de um lado, e de uma linha de falésias, coqueiros e pequenos rios que formam enseadas pitorescas, do outro?
A carioca Maria Thereza da Costa, designer de moda, também não conseguiu. Depois de anos veraneando no condomínio vizinho Outeiro das Brisas, ponto elitista com direito a pista para aviões e helicópteros privados, ela acabou comprando um terreno à beira-mar, na orla direita do Espelho — conhecida como Curuípe, a mais bonita e tranquila — para fazer sua estreia na hotelaria.
Se estabelecimentos como a Pousada do Baiano fizeram dos gazebos com camas de dia e almofadas de chita a imagem de marca do Espelho, a Bendito Seja “subiu a parada”. Inaugurada em 27 de Dezembro de 2009, tive oportunidade de a visitar pouco tempo depois e de ser um dos primeiros a escrever sobre ela. Desde logo percebi que a esta pousada sobrava potencial para devolver um certo charme perdido à praia do Espelho e atrair um outro padrão de hóspedes, pelo que não me surpreendeu que, em sua edição de 2011, o "Guia Quatro Rodas" a tenha distinguido com o prêmio "Pousada do Ano".
Com uma arquitetura aberta e decoração apurada, a Bendito Seja não tem mais do que 11 quartos, com vista para o mar, batizados com nomes sugestivos como Turquesa, Azul noite, Ouro, Chocolate, Lavanda, Batom ou Uva. Nenhum é igual ao outro, mas, comum a todos eles, que mais parecem casas de bonecas, são mordomias como camas king size, frases de celebridades locais bordadas nas colchas, lençóis de linho egípcio, telas LCD, bases para iPod, máquinas de café Nespresso, chuveiros duplos e banheiras de hidromassagem ou ainda Internet wireless.
Maria Thereza cuidou de cada detalhe, escolhendo peças como os grandes potes, trazidos de Belmonte, ou a cabeça do Buda, enorme, que adornam os jardins, e rodeou-se de boas parcerias. Rico Araújo, ceramista, é disso exemplo, sendo de sua autoria as aplicações de azulejo, a lembrar Gaudi, que encontramos pela pousada. Como o é também o jovem chef Felipe Espírito Santo, que, depois de umas férias no Brasil, assumiu o bistrô Bendito Seja. Menino do Rio, Felipe completou sua formação na prestigiada École Grégoire Ferrandi, em França, pelo que na pousada pratica uma cozinha contemporânea que, à primeira vista, pode até parecer demasiado sofisticada para ambiente praiano, mas se revela suficientemente leve e inspirada para convencer. Apetece dizer “Amém”.
Praia do Curuípe, 5, Bairro do Trancoso, Porto Seguro (BA), tel. (73) 3668 5031, diárias entre R$770 e R$1070
Sem comentários:
Enviar um comentário