[Os irmãos Thiago e Felipe Castanho são os grandes anfitriões de Belém (foto de divulgação)] |
Publiquei, tempos atrás, uma nota sobre o assunto na página dos blogs @ddressbook no Facebook, mas, chegados à véspera de mais esta visita gourmet a Belém do Pará e conhecido o cardápio, justifica-se que volte ao assunto com maiores pormenores.
[Vítor Sobral, entre Lisboa e São Paulo (foto de divulgação)] |
E no ano em que se celebra o Brasil em Portugal, o senhor que se segue, no Remanso do Bosque dos irmãos Thiago e Felipe Castanho, é o português Vítor Sobral, chef e sócio da Tasca da Esquina em São Paulo.
Sobre o Remanso, vale a pena recordar, escrevi aqui; sobre o projeto Visita Gourmet, este começou em finais de 2011 e, desde então, os paraenses (e estrelas emergentes da gastronomia brasileira) Thiago e Felipe Castanho passaram a receber, todos os meses, um outro chef para juntos elaborarem um menu-degustação a seis mãos — entre outros, estão confirmados, até o final do ano, Alberto Landgraf, do restaurante Epice e eleito Chef Revelação pelo prêmio Veja Comer e Beber São Paulo 2011; Helena Rizzo, do Maní, considerado Restaurante do Ano pela revista Prazeres da Mesa; e ainda Alex Atala, do D.O.M., que dispensa apresentações.
[Vítor Sobral às voltas com o atum que será servido, nos dias 4 e 5, como consomé (foto de thiago castanho, todos os direitos reservados)] |
Mas, amanhã, dia 4, e na quarta-feira, dia 5, pelas 21 horas, os olhos estarão em Vítor Sobral para o que promete ser um reencontro e tanto. É que, durante sua formação, Thiago Castanho chegou a estagiar na cozinha de Sobral, no restaurante de alta gastronomia Terreiro que este possuía então em Lisboa.
[A promo da Visita Gourmet de Sobral] |
O menu idealizado a seis mãos (Sobral está em Belém desde o primeiro dia de setembro) custa R$ 180 e será composto de 6 etapas: Carpaccio de Bacalhau de Cura Portuguesa, Redução de Tucupi e Tomate Confitado; Consomé de Atum, Aviú, Açaí Branco, Jambú e Coentros; Lombo de Bacalhau Confitado, Vieiras, Espargos Verdes e Espinafres; Cordeiro e carne de Sol, Cogumelos, Pupunha e Farofa de hortelã; Shot de bacuri e Sorvete de Vinho do Porto Seco; Pudim de Abade de Priscos, Azeitonas e Sopa Fria de Tomate e Maracujá.
[Thiago Castanho no Remanso do Bosque, em Belém (foto de divulgação)] |
Mas não é só. Em breve será a vez dos irmãos Castanho cruzarem o Atlântico para participar no Festival Gastronômico que está decorrendo em Lisboa a pretexto do Ano do Brasil em Portugal. São muitos os eventos previstos para 2012 e 2013 (a programação pode ser consultada aqui), mas sobre a visita de Thiago e Felipe, cuja escolha se deve à jornalista e crítica gastronômica Luciana Fróes do jornal O Globo, eles deverão ficar uma semana em Portugal para desenvolver um menu que será depois apresentado, nos dias 25 e 26 de setembro, no restaurante Belcanto do chef José Avillez.
Sobre este último, acrescento apenas por agora que, após ter conquistado uma estrela Michelin quando estava à frente do restaurante Tavares, também em Lisboa, abriu o Cantinho, mais informal, e o Belcanto, alta gastronomia, no bairro lisboeta do Chiado. Admirador de Ferran Adrià, com quem estagiou por um período curto, Avillez vai além da cozinha tecnoemocional e foi um dos cicerones de Anthony Bourdain quando este gravou um dos últimos episódios de No Reservations na capital portuguesa (vide acima).
Sem comentários:
Enviar um comentário